A Prefeitura de Maringá coloca em prática iniciativas para orientar e formar trabalhadores para preencher as vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador. Entre elas está a parceria com o Senai, que oferece 32 cursos técnicos gratuitos em diversos setores, como construção civil, vestuário, informática, pintura, automotivos, gastronomia, gestão, entre outros.
Com a parceria, o candidato que procura a Agência do Trabalhador em busca de uma oportunidade de emprego recebe informações sobre os cursos disponíveis. Quem se formou no curso de soldador esta semana, por exemplo, já está habilitado a ocupar uma das 40 vagas ofertadas na função pela Agência do Trabalhador.
A Agência do Trabalhador iniciou a semana com a oferta de 529 vagas de emprego. No entanto, nem todas as vagas são preenchidas porque os candidatos não têm a formação necessária para o perfil da vaga. “A Prefeitura de Maringá faz um importante trabalho econômico de impulsionar as empresas e indústrias. E também estamos focando em ajudar os trabalhadores a terem um currículo melhor e conseguir emprego com mais facilidade”, destaca o secretário de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar (SeTrab), Francisco Favoto.
SOFTWARES - Em breve a Agência Maringá de Tecnologia e Inovação (Amtech) também oferecerá cursos gratuitos de Tecnologia da Informação (TI). Empresas de Maringá já se comprometeram a fazer os cursos, como de programador, desenvolvedor de software, manutenção de hardware, entre outros. Uma sala da sede da Amtech, no Terminal Urbano, é preparada para receber os alunos.
LIDERANÇA - Maringá é líder na geração de empregos no interior do Paraná, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Resultado do senso empreendedor dos maringaenses e das iniciativas da gestão Ulisses Maia em impulsionar a economia local, oferecer incentivos para empresas, realizar diversos projetos de retomada da economia durante a pandemia de coronavírus, cursos de formação, entre outros.
SERVIÇO
Agência do Trabalhador de Maringá
Av. João Paulino Vieira Filho, 917, Zona 7
Atendimento entre 8h e 17h
Fone: (44) 3309-5000