![]() |
Tempestade "Yakecan" pode se tornar ciclone na região Sul do Brasil, aponta INMET |
A Tempestade Subtropical batizada como “Yakecan” que ganhou forma na noite desta segunda-feira (16) está se intensificando no litoral sul e leste do Rio Grande do Sul e no litoral de Santa Catarina.
O INMET alerta, nesta terça 17, existe a possibilidade dessa tempestade se transformar em um ciclone subtropical na costa da Região Sul, os ventos podem superar os 100 km/h no litoral.
A previsão é de formação de geada em grande parte do Paraná, incluindo a capital Curitiba e a Região Metropolitana, além do sul do Mato Grosso do Sul e de São Paulo. A geada poderá ser forte no sul do Paraná.
As temperaturas terão quedas mais acentuadas em áreas das Regiões Centro-Oeste e Sudeste e, também, no sul da região Amazônica, configurando o segundo episódio de Friagem neste mês de maio.
A massa de ar frio provocará uma queda acentuada da temperatura no centrossul do país. As condições são favoráveis à queda de neve da Serra Gaúcha até o extremo sul do Paraná que poderá ter chuva congelada. Geada (pode ocorrer em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso).
Além disso, a Tempestade Subtropical “Yakecan” (que significa “o som do céu” em tupi-guarani) provocará rajadas de vento superiores a 100 km/h, principalmente, a partir da tarde, no leste do Rio Grande do Sul e no litoral sul de Santa Catarina entre terça e quarta-feira.
EVOLUÇÃO DA TEMPESTADE
A evolução desse sistema ao longo da terça-feira (17), até a noite da quarta-feira, dia 18, a Tempestade Subtropical "Yakecan" poderá se intensificar e ser classificada como ciclone subtropical, quando as rajadas de vento poderão superar os 110 km/h, do extremo sul e leste do Rio Grande do Sul ao litoral sul de Santa Catarina.
Entre quarta-feira (18) e sexta-feira (20)
A Onda de Frio continuará atuando no centrossul do Brasil nestes próximos dias.
No decorrer da quarta (18) permanece a condição de ventos fortes no leste e litoral gaúcho, e litoral sul de Santa Catarina com rajadas acima de 110 km/h. No final do dia os ventos tendem a diminuir de intensidade.
Estas condições persistem, pelo menos, até o final de semana quando volta a ter condições de geada no Sul do país.
![]() |
Previsão de rajadas de vento às 21h (horário de Brasília) do dia 17/05/2022. Fonte: INMET |
![]() |
Valores previstos de temperatura mínima e máxima entre os dias 17 e 19/05/2022. Fonte: INMET |
![]() |
Previsão de geadas entre os dias 17 e 20/5. Fonte: INMET |
![]() |
Recordes de temperatura mínima para o mês de maio. Fonte: INMET |