Prefeitura de Maringá prepara Plano de Ação Imediata no Trânsito
![]() |
Ciclovias são valorizadas no PlanMob. Foto: Aldemir de Moraes
|
A oficina hoje abordou o Plano de Ações e Investimentos. “É o resultado das audiências anteriores com pedidos e demandas da comunidade”, explica Mendanha. São ações a curto, médio e longo prazos, que serão feitas pelo poder público, empresas e população. Até então, são 28 programas de mobilidade com 153 ações. Entre elas, os investimentos público e privado estimados em R$ 1,4 bilhão até 2033. O plano também indica captações de recursos nos governos estadual e federal, bancos, empresas e parceiros.
![]() |
Gilberto Purpur: moradores devem participar. Foto: Aldemir de Moraes |
Uma próxima atividade participativa será agendada nos próximos dias. A última oportunidade da comunidade participar será na audiência pública no dia 26 de maio. Depois dela será elaborado o projeto de lei do PlanMob, que passará por votação na Câmara de Vereadores. A última ação será uma Conferência Municipal de Trânsito.
O QUE - O PlanMob atende recomendações da Constituição e da Lei Federal 12.587/2012 da Política Nacional de Mobilidade Urbana. O objetivo é a melhora de vida da população com readequação da paisagem urbana, redução do tráfego de automóveis, desenvolvimento do transporte público, estimulo à locomoção a pé ou com bicicleta, entre outras iniciativas. A expectativa é de que estas ações combinadas reduzam acidentes de trânsito e a poluição, entre outras melhorias para Maringá, que já é a melhor cidade do Brasil para viver.
AGENDA:
• 26 de maio, às 19h - Audiência Pública do PlanMob, no auditório Hélio Moreira.
• Confira o site do PlanMob .
• Confira o site do PlanMob .
Nenhum comentário