![]() |
Ciclone Yakecan chega no sul com ventos intensos e força de furacão. MetSul |
O alerta meteorológico realizado pela Marinha para fortes temporais no Rio Grande do Sul a partir desta terça-feira, colocou as autoridades municipais em alerta. algumas cidades cancelaram as aulas na rede municipal de ensino a partir desta terça-feira.
Segundo a MetSul Meteorologia, o ciclone Yakecan alcançou a costa do Rio Grande do Sul trazendo vento muito forte a intenso com rajadas perto e acima de 100 km/h em grande parte da costa e da área da Lagoa dos Patos e entorno, mas que em algumas localidades podem exceder 120 km/h (força de furacão).
A tempestade marítima ainda deve trazer chuva que no Leste gaúcho por vezes será forte e até torrencial em diversas cidades durante a passagem do ciclone. O sistema deverá se deslocar muito rapidamente pela costa, menos de doze horas entre a sua aproximação pelo Sul gaúcho e distanciamento pelo Norte, os acumulados de precipitação não deverão ser extremos na maior parte das cidades do Leste gaúcho. Mesmo assim haverá pontos com 50 mm a 100 mm.
Assista:
Violento ciclone pode trazer vento com força de furacão | METSUL
O ciclone é classificado como subtropical (centro quente em superfície em superfície e frio em altitude) pela Marinha do Brasil. Uma vez que se trata de um ciclone anômalo (subtropical ou tropical), e não o convencional e frequente extratropical, que não é nomeado, o sistema recebe o nome de Yakecan, o “som do céu” na língua tupi-guarani. Já a Meteorologia nos Estados Unidos e experts internacionais entendem que o sistema na costa gaúcha será potencialmente um ciclone tropical (centro quente).
TEMPO | Vento muito forte na Barra do Chuí nesta tarde com a chegada do centro do #ciclone à região. Vídeo de @SandroSorozabal. pic.twitter.com/uuPiUMj9Sh
A MetSul entende que o sistema na costa será inicialmente subtropical e ganhará características tropicais. Considerando as projeções de vento sustentado, que definem o subtipo de ciclone tropical, a tendência é de uma forte tempestade tropical na costa gaúcha e que poderá trazer rajadas de vento com força de furacão (acima de 120 km/h), embora não seja um furacão.
A atuação deste ciclone ocorre sob a influência de uma massa de ar frio e a ocorrência de vento forte e chuva e a baixa temperatura vão trazer sensação térmica muito baixa e desconfortável para quem estiver na rua. Valores de sensação térmica negativa devem ser esperados na Serra e Aparados da Serra, além do Planalto Sul Catarinense.
Fonte: Com informações da MetSul
TEMPO | Projeção de vento do WRF (Weather Research and Forecasting) da @metsul entre a tarde de terça e a manhã de quarta com dados da rodada das 12Z de hoje. Leia alerta em https://t.co/hinqRcD296. pic.twitter.com/LCaVTZBMri
— MetSul.com (@metsul) May 17, 2022
Rare and violent cyclone impacting Uruguay 🇺🇾 and Rio Grande do Sul in Southern Brazil 🇧🇷
— Scott Duncan (@ScottDuncanWX) May 17, 2022
This storm could be historic for intensity at this latitude in South America at this time of year.
Hurricane force winds are possible near the core of the storm. pic.twitter.com/YAE8DzmDq1
🌀 Subtropical Storm #Yakecan impacts #Uruguay and southeastern #Brazil with strong winds and rain pic.twitter.com/yVc8Dpk0vN
— Zoom Earth (@zoom_earth) May 17, 2022