Artur da Val, youtuber mais conhecido como Mamãe Falei. está fora do Podemos. Divulgação |
A assessoria do Podemos confirmou nesta terça-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, que acatou o pedido de desfiliação do deputado Artur da Val, youtuber mais conhecido como Mamãe Falei.
Em nota o Podemos divulgou; "A legenda recebe e acata desfiliação do deputado estadual Arthur do Val (SP), diante da abertura do processo disciplinar que poderia resultar em cassação do parlamentar. Ele estava filiado ao partido há cerca de 30 dias", afirmou o Podemos em nota.
Arthur do Val, causou muito transtornos ao Podemos após áudio vazado com depoimento sexista. Mamãe Falei, afirmou no áudio que as "ucranianas são fáceis porque são pobres", além de fazer comentários de baixo calão e extremamente vulgar.
Arthur alega; “Eu tomei a decisão de me afastar de tudo um pouco”, no entanto Mamãe falei tinha conhecimento que o partido já tinha iniciado processo de expulsão e, se ele não pedisse desfiliação, seria expulso do Podemos de qualquer jeito.
Do Val, também anunciou que sairá do Movimento Brasil Livre (MBL); “Eu vou sair. Eu sei como tá, eles estão me ligando. E não, eu vou me afastar. Eu estou atrapalhando, eu vou sair”, disse o deputado.
O presidente Jair Bolsonaro (PL), quando tomou conhecimento do áudio, disse que a fala era “tão asquerosa que nem merece comentário”.
Arthur do Val era pré-candidato ao Governo de São Paulo, contudo, diante da mega polêmica que ganhou repercussão internacional, Mamão Falei retirou a pré-candidatura na semana passada.
Cassação
A movimentação em São Paulo é para a cassação de Arthur, 26 deputados já assinaram individualmente ou em coletivo, documentos que pedem a saída do youtuber da ALESP.
A movimentação nos bastidores do legislativo no estado de São Paulo é grande, diversos políticos se pronunciaram sobre o caso, até o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), Carlão Pignatari, classificou o o áudio vazado como “repugnante e inaceitável”.