As mulheres inscritas terão curso de três meses de defesa pessoal - Foto: Freepik |
Wilame Prado
A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, vai inaugurar o projeto chamado Aulão Delas, que consiste em aulas de defesa pessoal para as mulheres. Os aulões que marcarão o início de mais um projeto da Gestão Ulisses Maia ocorrerão às 9 horas e às 14 horas do próximo dia 19 de fevereiro, no Parque do Japão.
As inscrições serão abertas nesta quarta-feira (9), a partir das 14 horas, de maneira online, por meio do site: www2.maringa.pr.gov.br/esportes. Quem tem mais de 14 anos poderá se inscrever, e as vagas são limitadas.
No dia do Aulão Delas, haverá espaço recreativo para crianças. Objetivo é que as mães possam participar dos aulões e levar os filhos também.
As mulheres inscritas terão curso de três meses de defesa pessoal. Além dos centros esportivos, as inscritas poderão optar por aulas de defesa pessoal também no Parque do Japão e nos distritos de Iguatemi e Floriano.
Os responsáveis pelas aulas serão professores de artes marciais. Além disso, haverá palestras com profissionais da Guarda Civil Municipal de Maringá, que serão responsáveis por instruir e conscientizar sobre os diferentes tipos de violências contra a mulher.
Equipe da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de Maringá: capacitação feminina empodera e dá mais chances no mercado de trabalho - Foto: Aldemir de Moraes / PMM |
′Uma chance a mais para a independência′, diz secretária sobre o programa Qualifica Mulher
Com grande procura da população, o programa Qualifica Mulher, da Prefeitura de Maringá, terá início neste mês. As inscrições estão encerradas, e a ação é promovida pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e Senac.
Na próxima segunda-feira (14), a primeira turma do curso de Manicure e Pedicure iniciará os aprendizados pelo Qualifica Mulher. No dia 7 de março, será a vez da turma do curso de cuidador de idosos. No dia 12 de março, começará o curso de doces finos. No decorrer do mês, também ocorrerá curso de confeitaria.
“A qualificação profissional para mulheres é um compromisso da Gestão Ulisses Maia para promoção da empregabilidade e do empreendedorismo feminino. Investir na qualificação das mulheres é promover igualdade e equidade”, afirma a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Terezinha Pereira.
Para a secretária, a oportunidade de qualificação é também uma chance a mais para a liberdade. “Atuamos constantemente no incentivo da qualificação da mulher, empoderamento e autonomia financeira. Os cursos promovem a independência da mulher, não tenho dúvidas disso.”
3ª EDIÇÃO - Esta é a terceira edição do Qualifica Mulher, que recebeu mais de 500 inscritos recentemente. Por conta das vagas limitadas, a Prefeitura de Maringá estuda abrir mais vagas para que as mulheres possam se qualificar no decorrer do ano.
O objetivo do Qualifica Mulher é incentivar a qualificação profissional, o empoderamento feminino, autonomia financeira e independência.
Os cursos oferecidos são para mulheres maringaenses em situação de vulnerabilidade social e violência doméstica, atendendo ao público inscrito no Cadastro Único.