Últimas Notícias

Nova York concede a não cidadãos o direito de votar nas eleições locais

O vereador Ydanis Rodriguez, o principal defensor do projeto, falou em uma entrevista coletiva pouco antes da aprovação do projeto.Crédito...Mary Altaffer / Associated Press

Deu no The New York Times

A cidade de Nova York se tornou a maior cidade do país a permitir que não-cidadãos votem nas eleições locais depois que o Conselho Municipal aprovou na quinta-feira uma legislação que concede o direito a mais de 800.000 residentes legais.

A medida coloca a cidade de Nova York na vanguarda do debate sobre os direitos de voto, servindo como um forte contraste com alguns estados que mudaram para adicionar restrições de voto, incluindo explicitamente proibindo não cidadãos de votar.


A legislação foi aprovada apesar das objeções do prefeito Bill de Blasio, que questionou se a Câmara Municipal tem o poder de conceder direito de voto a não cidadãos. Especialistas jurídicos esperam que o projeto de lei possa enfrentar um desafio legal.

Os não cidadãos poderiam começar a se registrar para votar daqui a um ano. Eles poderiam começar a votar nas eleições locais a partir de 9 de janeiro de 2023, de acordo com a Câmara Municipal.

Leia na íntegra: www.nytimes.com

Nenhum comentário