Últimas Notícias

Nasa lançará o novo telescópio espacial James Webb no dia de Natal

O novo telescópio espacial James Webb

A Nasa anunciou nesta terça-feira, 21, um novo e último atraso no lançamento do telescópio espacial James Webb, sucessor do telescópio Hubble. 

A decisão de adiar o lançamento para o dia de Natal veio após a descoberta de vento forte de nível superior quem poderiam forçar o foguete para fora do curso ou até mesmo danificá-lo ou destruí-lo.

O telescópio espacial James Webb vai ser lançado da Guiana Francesa na costa nordeste da América do Sul, a bordo do foguete europeu Ariane 5. Os gerentes de lançamento se reunirão novamente nesta quarta-feira (22) para avaliar mais uma vez o clima.

O observatório infravermelho de US $ 10 bilhões é considerado o sucessor do telescópio espacial Hubble, em órbita desde 1990.

Durante uma entrevista coletiva na terça-feira, funcionários da Nasa disseram que o foguete e o telescópio estavam em boas condições e que o único problema persistente, embora tolerável, era um relé de comunicação intermitente entre os dois.

O problema anterior forçou um atraso de dois dias; uma braçadeira que inadvertidamente sacudiu o telescópio no local de lançamento causou um deslizamento de quatro dias.

Esses empecilhos de última hora vêm depois de anos de atrasos e custos excessivos para Webb, o maior e mais poderoso observatório científico já construído para o espaço.

A Nasa está fazendo parceria com as agências espaciais europeias e canadenses no projeto.











Nenhum comentário