Últimas Notícias

Prefeitura realiza nesta sexta, workshop de apresentação do Projeto de Eficiência energética de Maringá

Workshop Apresentação Técnica do Projeto de Modernização e Eficiência Energética na iluminação de Maringá

Começou na manhã desta sexta-feita, 26 de novembro, na Prefeitura de Maringá o Workshop Apresentação Técnica do Projeto de Modernização e Eficiência Energética na iluminação pública da cidade. 

O projeto foi elaborado pelo Programa Felicity (Financing Energy for Low-carbon Investment – Cities Advisory Facility) iniciativa implementada pela empresa alemã GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit) em parceria com o Banco Europeu de Investimento (BEI). No Brasil, as instituições têm a cooperação com o Ministério de Minas e Energia. 

A busca por eficiência energética e sustentabilidade tem sido um dos objetivos da Prefeitura de Maringá. A administração tem realizado diversas ações neste sentido. Uma delas será debatida no próximo dia 26, em parceria com a Felicity Brasil, durante o Workshop de Apresentação Técnica do Projeto de Modernização e Eficiência Energética na iluminação pública da cidade. 


O foco do trabalho da GIZ no Brasil são as energias renováveis e desenvolvimento urbano sustentável. Estarão presentes no evento representantes do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul  (BRDE), Felicity, FIPE e Prefeitura de Maringá.

Na abertura do Workshop, Hércules Maia disse que o Plano Municipal de Governo prevê  a troca de toda iluminação pública da cidade. Lembrou a contratação da Fipe e que em um ano devera ser realizada as trocas das lampadas publicas com a economia mensal de 1,5 milhão mensais. 

"Alem da questao econômica, tem a segurança. Estudos mostram que a intervenção nos equipamentos públicos, principalmente em relação a iluminação podem reduzir a criminalidade, " disse Hércules Maia.

O vice prefeito, Edson Scabora lembrou que a administração tem realizado inúmeras  obras de infraestrutura na cidade - praças, pista emborrachada, avenidas, iluminação. "A População passa a ocupar os espaços revitalizados, pois tem o sentimento de pertencimento".

Participantes - Presenças de Edson Scabora, Hercules Maia (Governo), Coronel Cardozo (Infraestrutura) Marcos Cordiolli (Siacom), Ana Claudia Piraja (OAB), Rogério Yabiku (Sinduscon), Julia Nakagawa (OSM), Hélio Xavier (CREA), Moacir Montalvão (Sivamar), e os vereadores Sidnei Telles, Paulo Biazon e Altamir da Lotérica, alem de  varios outros secretarios municipais.


Plano Municipal de Governo prevê a troca de toda iluminação pública da cidade

Veja a programação:

Programa: Auditório Hélio Moreira, das 9 às 12 horas.
manhã - a partir das 9 horas
Abertura: Prefeito, Cooperação FELICITY-Maringá (Gustavo Ribeiro) 
FIPE (Consultor FIPE) 

Aspectos Técnicos do Projeto 
Estudo Luminotécnico (Juliana Iwashita) 20min
Diagnóstico Energético (Juliana Iwashita) 20min

Aspectos Financeiros e Jurídicos do Projeto
Análise de Investimento (Paulo Figueiredo) 20 min
Guia Orientativo Para Procedimentos Licitatórios Internacionais (Paulo Figueiredo) 20 min

Apresentação do Plano de Trabalho FIPE 
Representante do FIPE

Tarde - a partir das 14 horas
Dados utilizados (Base de Dados Georreferenciados de Maringá) 
Fontes e ferramentas utilizadas para produtos (de Engenharia, Financeiros e Jurídicos)
Memorial de Cálculo Luminotécnico Consultores FIPE, FELICITY e Servidores da Prefeitura

Apresentação do BRDE
Linha de crédito para ação climática do BEI 
Critérios e condições para o financiamento Representante do BRDE 

Próximos passos e encerramento 
Cooperação FELICITY-Maringá (Gustavo Ribeiro) - 5min
FIPE (Consultor FIPE) - 10min
Prefeitura

Nenhum comentário