Últimas Notícias

Terezinha Pereira e Silvana Soares apresentam resultados da Secretaria da Mulher e Patrulha Maria da Penha

Prefeitura apresenta resultados da Secretaria da Mulher e Patrulha Maria da Penha no Legislativo

A Prefeitura de Maringá participou hoje (23) da sessão da Câmara de Vereadores. A Secretaria da Mulher e a Guarda Civil Municipal fizeram prestação de contas de atendimentos às mulheres vítimas de violência, destacando a atuação da Patrulha Maria da Penha, que completará quatro anos no próximo sábado (25). “Estamos trabalhando para fortalecer e garantir que as políticas públicas não sejam descontinuadas”, comentou a secretária da Mulher, Terezinha Pereira, que respondeu questionamentos dos políticos. 

Ela agradeceu o investimento feito pelo prefeito Ulisses Maia em sua pasta, a atuação dos vereadores, aprovando os projetos, e a dedicação de sua equipe, formada por 31 servidores e servidoras. Terezinha Pereira citou em torno de 20 ações e programas que se destacam na Secretaria da Mulher. Entre eles, a nova sede do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (Cram), parcerias com universidades, reinserção de mulheres egressas do sistema prisional, cursos de defesa pessoal, serviços nos distritos, entre outros. E o inédito Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulheres que está em andamento. 

NÚMEROS - A supervisora da Patrulha Maria da Penha, Silvana Soares, apresentou dados de atendimentos do serviço e anunciou novos serviços que foram implantados. A Patrulha começou a operar em 25 de setembro de 2017, criada pelo prefeito Ulisses Maia, com 58 agentes treinados para o segmento. Desde então, já foram 3.926 mulheres atendidas. 

Devido à pandemia, a Secretaria da Mulher apresentou dados de 2020 e 2021 unificados comparados com o ano de criação da Patrulha. Em 2017 foram registradas 204 ocorrências, contra 643 entre 2020 e 2021; nove mandados de prisão em 2017 contra 18 desde o ano passado. Desde o começo de 2020 foram 1.458 medidas protetivas aplicadas em Maringá, sendo que 1.232 foram prorrogadas.

Além do aniversário da Patrulha Maria da Penha, o balanço das ações hoje também destacou que dia 23 de setembro é o Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças. Também participaram da sessão hoje o secretário de Segurança, Ivan Quartaroli, a comandante da Guarda Civil Municipal, Silvia Regina de Jesus Ferreira, servidores das duas pastas, entre outros.

Assista Terezinha Pereira e Silvana Soares na sessão da Câmara Municipal de Maringá: 


Terezinha Pereira, secretária da Mulher

Silvana Soares, supervisora da Patrulha Maria da Penha




Nenhum comentário