Últimas Notícias

Servidores públicos de Foz do Iguaçu fazem protesto e trânsito no acesso à Ponte da Amizade é paralizado

Foto: Reprodução

Pelo pagamento da reposição das perdas salariais provocadas pela inflação, servidores públicos de todo o estado iniciaram um protesto em Foz do Iguaçu, na manhã desta segunda-feira, 27, provocando paralisação no trânsito próximo à Ponte da Amizade, fronteira com o Paraguai.  A mobilização é organizada pelo Fórum das Entidades Sindicais (FES) e pela União das Forças de Segurança (UFS).

Denominado 'Dia do Basta', o movimento recebeu caravanas de servidores vindos de diversas cidades do estado. O ato público unificado congregou profissionais da saúde, policiais civis, penais e militares, professores, funcionários de escolas, técnicos de instituições do ensino superior e trabalhadores de outros segmentos.

Os salários dos funcionários públicos estão congelados desde janeiro de 2016, há quase seis anos. Assim, a defasagem das remunerações chegou a 25,44% em maio de 2021, ao passo que a inflação dos últimos 12 meses alcançou perto de 10%, conforme estimativas oficiais, comprometendo o poder aquisitivo dos trabalhadores.

Segundo estudo técnico dos economistas do FES, a falta de posição por parte do Governo do Paraná implica perda de valor equivalente a quatro salários por ano a cada servidor paranaense. Os salários derretem ante o aumento dos preços da alimentação, aluguel, energia, água, combustível, gás de cozinha e outros serviços essenciais.

Via: Portal da Cidade



Nenhum comentário