Últimas Notícias

Prefeitura apresenta projeto para implantar 50 mil pontos de iluminação LED em Maringá

A Prefeitura apresentou nesta quarta-feira, 25 de agosto na Câmara Municipal, o Projeto de Iluminação Pública Sustentável de Maringá que prevê a implantação de mais de 50.000 lâmpadas LED no município. Durante a  apresentação aos vereadores, técnicos da Prefeitura explicaram que o objetivo é realizar o trabalho por meio de Parceria Público Privada (PPP).


Com a nova iluminação, serão substituídas as atuais lâmpadas de vapor, como já foi feito em várias avenidas da cidade, como na Carlos Borges. Os ganhos serão muitos. Entre eles, a meta é redução da conta de energia em pelo menos 40% em até 24 meses de contrato. 

O assessor da secretaria de Governo, Matheus Zurita, explica que a colocação das lâmpadas de LED tem três objetivos principais que são a economia de energia, segurança e ecologia. “Queremos fazer com que a cidade gaste menos energia. As lâmpadas de LED também proporcionam redução de CO2 no meio ambiente em cerca de 80% e aumentam a sensação de segurança da população porque iluminam mais”, explica.

O futuro contrato PPP prevê a poda de árvores que será feita pela empresa prestadora de serviços. Outra vantagem é que diminui o trabalho da Secretaria de Infraestrutura com a manutenção das lâmpadas. 


A comissão formada para viabilizar o projeto, pela Prefeitura de Maringá, inclui as secretarias de Governo, Inovação e Aceleração Econômica, Gestão de Pessoas, e Infraestrutura. Estavam presentes na Câmara os secretários Hercules Kotsifas, Clóvis Melo, Domingos Trevizan, Marcos Cordiolli e o assessor Matheus Zurita. Pela Câmara, estiveram presentes o presidente Mario Hossokawa, Cris Lauer, Flavio Mantovani, Sidnei Telles, Alex Chaves, Altamir da Lotérica, Rafael Roza, Delegado Luiz Alves, Mario Verri, Maninho e Paulo Biazon. 

Histórico - Em 2018, o Governo alemão, por meio da GIZ (Sociedade Alemã para Cooperação Internacional) e do Banco Europeu de Investimento) criou o Programa Felicity (Financing Energy for Low-carbon Investment - Cities Advisory Facility - em tradução livre, Financiando Energia para Investimentos de Baixo Carbono), voltado para oferecer suporte técnico gratuito para municípios que queriam implantar projetos sustentáveis. No Brasil, o projeto teve apoio BNDES e do Ministério de Minas e Energia do Governo Federal.

A Prefeitura demonstrou interesse em participar do programa. Foram realizadas inúmeras reuniões e estudos e Maringá foi credenciada para receber apoio na elaboração de ações para inovação na iluminação pública. Assim, em 2019 foi elaborado o projeto Luminotécnico. Com a pandemia, em 2020, o projeto foi paralisado e retomado agora.





Nenhum comentário