Últimas Notícias

Trabalhadores da saúde confundem vacina contra tétano com de Covid-19 em Sarandi, 23 pessoas receberam a vacina errada

Agêntes de saúde supostamente confundiram os francos e cor de vacinas contra tétano e vacinas contra Covid-19 em Sarandi, 23 pessoas cabaram recebendo vacinas erradas.

Veja como os frascos das vacinas de tétano e de Covid-19 são bem parecidos

Na última quarta-feira (11) aconteceu um caso inesperado em Sarandi. Devido a um possível erro no manuseio dos frascos de vacinas que são bem parecidos, 23 pessoas acabaram sendo imunizadas contra tétano ao invés da vacina contra a Covid-19.

Segundo, Simone Klaus Moreira, coordenadora de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde, em entrevista para a CBN Maringá, nesta sexta, 13 de agosto, o erro cometido por trabalhadores da saúde, aconteceu no momento de manuseio dos frascos de vacinas, que possuem tamanho, rótulo e cor parecidos e por essa razão o trabalhador pegou a vacina errada, os imuzirantes contra tétano e covid (ambos) são armazenados no mesmo lugar, no caso a mesma geladeira de imunizantes.

As 23 pessoas já identificadas e vacinadas com a vacina contra o tétano vão ser vão receber também a vacina contra a Covid-19 após 14 dias, além dessas, outras pessoas não receberam erradas.

O erro pode ter ocorrido em um momento de estresse e sobrecarga de trabalho devido a intensa campanha de combate ao coronavírus coordenada pelo governo do estado, porém segundo a Secretaria de Saúde de Sarandi, já está sendo tomando providência para que esse tipo de equivoco não aconteça mais.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as pessoas estão sendo monitoradas e vão receber a vacina correta depois do intervalo de 14 dias. O erro foi no momento de manuseio dos frascos de vacinas (ampolas), que são parecidos, explica a secretaria de saúde do município.

De acordo com a coordenadora de vacinação Simone Klaus, os pacientes estão sendo monitorados pela Secretaria de Saúde do Paraná e o risco de haver reação grave extremamente baixo. “A dose aplicada foi antes diluída e até o momento não houve relato de reação, ” disse Simone.

Correria na campanha de vacinação!

O governo do estado anunciou na semana passada que pretende imuzizar todos os paranenses com a primeira dose até o final de setembro. 

NOTA OFICIAL

Sarandi/PR 13 de agosto de 2021

COMUNICADO

A administração de medicamentos/vacinas na enfermagem envolve responsabilidade ética, moral e profissional, indo além de apenas um procedimento técnico.

Informamos que na ocorrência de qualquer erro identificado a conduta é tomada de acordo com protocolo do Ministério da Saúde e envolve desde a notificação do caso à comunicação do fato ocorrido a pessoa envolvida.

Neste momento em relação ao fato ocorrido com os envolvidos que foram 23 pessoas a Secretaria de Saúde através da coordenação municipal de imunização informa que os casos estão sendo monitorados pela SESA/PR e a equipe redobrou os cuidados necessários para prevenção de erro e dano ao paciente através de orientações e supervisão e os casos envolvidos estão sendo comunicados individualmente.

Solicita-se compreensão da comunidade nesse momento em relação ao número de pessoas atendidas diariamente e que este procedimento tem por objetivo proporcionar segurança ao paciente de acordo com a capacidade de atendimento das equipes envolvidas.

O município de Sarandi possui uma equipe técnica capacitada e comprometida para dar segurança ao indivíduo no processo de imunização e se solidariza com os usuários envolvidos.

Quanto a equipe solicitamos maior atenção e cuidado e parabenizamos a todos pelo trabalho de excelência desenvolvido e reforçamos a todos que juntos venceremos esse momento difícil e atípico!!!

  

  Simone Raquel Klaus Moreira

Enfermeira COREN/PR179000

Coord, Municipal de Imunização

Foto dos imunizantes de Tétano e de Covid-19, disponíveis na rede pública de saúde de Sarandi.


Nenhum comentário