Últimas Notícias

Prefeitura assina convênio com Comitê Olímpico Brasileiro para a construção do Centro de Treinamento Paralímpico de Maringá

Ulisses Maia anuncia Centro de Treinamento Paralímpico de Maringá e mapeamento de paratletas

Campanha de mapeamento lançada durante solenidade: Prefeitura quer catalogar pessoas com deficiência que praticam esportes 

O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, assinou convênio com o Comitê Olímpico Brasileiro para a construção do Centro de Treinamento Paralímpico de Maringá, previsto para 2023, na região do Centro Cívico. A solenidade de assinatura ocorreu na manhã desta sexta-feira, 6, reunindo o secretariado municipal, dentre eles o secretário de Esportes e Lazer de Maringá, Robson Xavier, além do deputado federal Enio Verri e vereadores da Câmara Municipal, além de membros do Comitê Paralímpico Brasileiro.

De acordo com a Secretaria Municipal de Esportes, o Centro de Treinamento Paralímpico de Maringá contará com piscina, ginásio coberto, equipamentos de atletismo, salas técnicas, anfiteatro, capacitação, área de convivência, entre outros espaços. Também haverá projetos com a Secretaria de Educação, focados em crianças com deficiências.

Seguindo a filosofia da gestão de pensar nas novas gerações de maringaenses nos mais variados aspectos, o público com deficiência também está inserido nos planos da administração. Para Ulisses Maia, o objetivo principal de se investir na ordem dos R$ 7 milhões no Centro de Treinamento Paralímpico de Maringá é algo que vai além de qualquer medalha de ouro ou questões relacionadas ao esporte: envolve também a formação educacional de crianças e jovens.

“Em conjunto com a Secretaria de Esportes e Secretaria da Educação, o nosso objetivo é estimular nas crianças o caminho da vida saudável, da atividade física, longe das ruas, longe das drogas, fazendo com que elas aprendam a competir e que isso sirva para vida toda delas. Esse valor vai além da medalha de ouro que os nossos futuros atletas paralímpicos poderão conquistar pelo mundo afora”, considera o prefeito de Maringá.

Aryelle Caruzzo, coordenadora do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro de Maringá - Paraná

De acordo com Aryelle Caruzzo, coordenadora do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro de Maringá - Paraná, Maringá será a primeira do Estado a construir um centro de treinamento exclusivo para atletas com algum tipo de deficiência. “Vivemos um processo inclusivo para tornar Maringá uma referência paradesportiva. O intuito do Comitê Paralímpico é descentralizar as ações na área do esporte, e Maringá, cidade inteligente e intuitiva, certamente abrirá este caminho para todo o País”.

MAPEAMENTO - Também na solenidade desta sexta-feira, o prefeito Ulisses Maia anunciou um novo projeto da Gerência de Esportes de Rendimento e Coordenadoria dos Esportes Paralímpico, vinculada à Secretaria de Esportes e Lazer: o mapeamento da população com deficiência que reside em Maringá.

Segundo a superintendente Viviane Aparecida Pereira dos Santos, a iniciativa é obter uma consciência desse público na cidade para poder desenvolver ações mais efetivas voltadas aos esportes.

Para participar do mapeamento, o interessado pode preencher um formulário online (clique aqui), entrar em contato com a Secretaria do Esportes e Lazer pelo telefone (44) 3220-5764 ou redes sociais (@esportelazermaringa no Instagram), solicitando um formulário impresso.

Além da Secretaria do Esportes e Lazer; a Secretaria da Educação, Assistência Social e da Saúde foram convidadas a participarem junto desse levantamento para poder alcançar ainda mais essa população.

“Hoje sabemos que Maringá tem muitas pessoas com deficiência, entretanto a gente precisa conhecer e identificar quem são essas pessoas, para poder planejar as ações esportivas voltada ao atendimento delas” afirma o Secretário Robson Xavier sobre a iniciativa.

Ulisses Maia assina convênio para a construção do Centro de Treinamento Paralímpico de Maringá


Nenhum comentário