Últimas Notícias

Conta de luz fica 6,78% mais cara, nova bandeira "Escassez Hídrica" passa a valer de 1º de setembro

Foto: Reprodução / Internet

Devido à Crise hídrica governo anuncia novo aumento de 6,78% na conta de luz, país passa pela maior crise hídrica em 91 anos

Para enfrentar a crise hídrica devido à seca no país, formada para enfrentar a crise hídrica, a Creg (Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética) anunciou nesta terça-feira (31) que determinou à Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) a implementação de nova bandeira da conta de luz, chamada de bandeira "Escassez Hídrica", que trará aumento de 6,78% na tarifa média. 

Este novo reajuste contraria decisão da própria Aneel, anunciada na última sexta-feira (27), de manter a conta de luz no patamar da bandeira vermelha, que cobra taxa adicional de R$ 9,49/100kWh. 

A nova taxa será de R$ 14,20/100kWh, aumento de quase 50% da bandeira atual, e valerá para todos os consumidores de 1º de setembro de 2021 a 30 de abril de 2022.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, o país está passando pela maior crise hídrica em 91 anos. A situação piorou depois que os meses de agosto e julho terem ainda menos chuvas do que o esperado pelo governo. Por isso, os reservatórios do subsistema Sudeste/Centro-Oeste, responsáveis por cerca de 70% da geração hídrica do país, terminaram agosto com a pior média mensal da história.

Nenhum comentário