Últimas Notícias

Prefeitura com melhor índice de vacinação do Brasil, Maringá bate recorde de vacinados em junho

Foto: Aldemir de Moraes/PMM

Maringá é o município com o maior percentual de pessoas vacinadas contra covid-19 no País. A informação é do Ministério da Saúde e Datasus, que apontam o índice de 52% de imunizados com a primeira dose da vacina. Balanço do mês de junho apontou o mês com o maior número de vacinados em Maringá: 96.533 pessoas imunizadas. 

Para o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, os avanços do plano de vacinação municipal se devem às boas condições da rede pública de saúde em Maringá, ao preparo dos servidores, calendário eficiente e conscientização da população.

“Não ficamos repetindo grupos prioritários. Fomos monitorando e vendo que dava para avançar logo na idade”, afirmou o prefeito de Maringá, em reportagem que ganhou destaque na capa do jornal Folha de S. Paulo desta segunda-feira, 5.

Segundo o sanitarista da Fiocruz Christovam Barcellos, existe uma relação entre bons índices de vacinação com municípios que apresentam Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) satisfatório e também boa gestão pública. “Isso mostra que o melhor desempenho na vacinação tem a ver com a organização da cidade, não só com a riqueza”, disse ele à Folha.

O IDH de 0,808 de Maringá é considerado “muito alto” pelo IBGE e está acima da média latino-americana, um dos fatores que pesaram na hora de eleger o município como o melhor para se viver no País, conforme Ranking Macroplan 2021 com os 100 maiores municípios brasileiros.

ÍNDICE MAIOR DOS ADULTOS - O índice de 52% da população vacinada leva em consideração o total da população de Maringá. Com o recorte da população adulta, acima dos 18 anos, o índice de vacinados no município é ainda maior, chegando a 61%, com 218.457 vacinados até o último sábado, 3, conforme Vacinômetro da Prefeitura de Maringá. 

Ainda de acordo com levantamento interno da administração municipal, 55.911 pessoas já foram imunizadas com a primeira dose da vacina contra covid-19 e também com a vacina de reforço, a chamada segunda dose. 

38+ - Em Maringá, pessoas com 38 anos de idade ou mais já começaram a receber a vacina contra covid-19 nesta segunda-feira, 5. A retomada da vacinação por idade foi possível graças à chegada de um novo lote do imunizante na última sexta-feira, quando 9 mil doses foram disponibilizadas pela 15ª Regional da Saúde do Estado do Paraná.

O secretário da Saúde de Maringá, Marcelo Puzzi, diz estar otimista para que Maringá avance ainda mais na vacinação nesta semana. “Estou em contato diário com o secretário do Estado da Saúde, Beto Preto, que me garantiu: teremos novos lotes de vacina contra covid-19 chegando ainda esta semana”, disse.

A Secretaria de Estado da Saúde iniciou nesta segunda-feira a distribuição de mais 366.530 vacinas contra a covid-19 para as 22 Regionais de Saúde. São 233.150 da Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson, e 133.380 da Pfizer/BioNTech. Para a 15ª Regional da Saúde, que contempla Maringá, estão reservadas 17.020 doses de Janssen e 8.664 doses de Pfizer.




Nenhum comentário