Últimas Notícias

Geadas estão prevista para os próximos dias no Paraná, governo emite novo alerta para a região produtora de café

Governo emite novo alerta de geada para a região cafeeira do Paraná

O IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater) e o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) alertam que há previsão de geadas na madrugada de segunda (19), terça (20) e quarta-feira (21) para toda a região cafeeira paranaense.

A recomendação para os plantios novos de café, com até seis meses de campo, é enterrar as mudas. Viveiros devem ser protegidos com várias camadas de cobertura plástica ou aquecimento, com a opção de adotar as duas práticas simultaneamente.

Nos dois casos — lavouras novas e viveiros —, a proteção deve ser retirada logo que a massa de ar frio se afastar e cessar o risco imediato de geada. Nas lavouras com idade entre seis meses e dois anos, a recomendação aos produtores é amontoar terra no tronco das plantas até o primeiro par de folhas. Essa proteção deve ser mantida até meados setembro, e depois retirada com as mãos.

Previsão do Tempo

Neste domingo, 18 de julho, um centro de baixa pressão atmosférica se desloca pelo mar na altura do Rio Grande do Sul. Ao Norte da Argentina, uma massa de ar mais frio (sistema de alta pressão de origem polar), avança também até o Sul do Brasil. A baixa pressão tem ventos que atuam no sentido horário, enquanto o sistema de alta pressão no sentido anti-horário. Por conta disto, se intensifica o fluxo de ar gelado sobre o Sul do País, associado com a circulação e proximidade destes dois sistemas. No Paraná de modo geral, o tempo fica estável e o frio aumenta ao longo do dia, com previsão de temperaturas mais baixas até a noite.

Nesta segunda-feira, 19, o deslocamento do centro mais intenso de um sistema de alta pressão atmosférica (massa de ar frio de origem polar), situado a partir do Norte da Argentina, avança mais para leste e intensifica o frio no Sul do Brasil. Destaca-se também, um centro de baixa pressão atmosférica sobre o mar na altura do Rio Grande de Sul. Os ventos associados a estes sistemas meteorológicos, favorecem a incursão do ar mais gelado até o ul do país, com previsão de bastante frio e risco de geadas ao amanhecer no Paraná.  

Até o meio da próxima semana o frio continua, por conta da presença da massa de ar mais frio e de origem polar na região. Nas madrugadas estão previstos valores negativos com formação de geadas nas regiões sudoeste, sul, centro-sul e parte dos Campos Gerais. O frio também será intenso com geadas na RMC e nos setores norte e oeste. 

No período de 23 a 31 de julho de 2021 o tempo no estado do Paraná deve ser influenciado pela massa de ar menos aquecido e mais estável. Ainda se comportam mais baixas as temperaturas a noite e pela manhã. As tardes ficam agradáveis. 

Alerta de Geada

Nesta segunda-feira, a massa de ar frio e seco avança pelas diversas regiões do estado. Assim, as temperaturas apresentam uma queda brusca em todas as regiões com previsão de geada em grande parte do estado. Nas regiões da metade sul, a previsão é de geada moderada a forte, entre o noroeste e norte, há previsão de geada fraca a moderada.

Veja o mapa da geada



Nenhum comentário