Últimas Notícias

Cidade Empreendedora vai apoiar e impulsionar pequenos negócios

Maringá, PR/Foto: Wikipédia

Foi assinado na tarde desta quarta-feira (19) o Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Maringá e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para o projeto Cidade Empreendedora. Solenidade aconteceu na Sala de Reuniões do Paço Municipal com participação dos principais segmentos econômicos maringaenses. 

Entre os aspectos da parceria estão a desburocratização, acesso ao mercado, preparação das empresas para vender para órgãos públicos, inovação, tecnologia, crédito, associativismo, entre outros. O termo tem validade de 36 meses e não envolve transferência de recurso de uma parte para outra. É um desdobramento do Plano de Retomada da Economia lançado em junho de 2020 para impulsionar Maringá durante a pandemia de coronavirus. Desde então, foram diversas ações mobilizando a prefeitura e a sociedade civil organizada. 

Edson Scabora: Maringá foca nas pequenas empresas
Foto: Aldemir de Moraes / PMM

“Vamos trabalhar a qualidade dos pequenos negócios para girar e crescer a economia local”, explicou o vice-prefeito Edson Scabora. “Apoiamos as empresas locais e impulsionamos a nossa economia. Esse é um dos fatores que fazem de Maringá a melhor cidade do Brasil para se viver”.

A gerente do Espaço Empreendedor, Cássia Mendonça, apresentou detalhes do Cidade Empreendedora e ressaltou o trabalho com as Microempresas Individuais (MEIs). Maringá mais que duplicou o número de pequenos negócios na gestão Ulisses Maia. Em 2016 havia 13 mil MEIs e agora são 32 mil MEIs, que movimentam em torno de R$ 1 bilhão anualmente. 

O gerente do Sebrae, Wendell Gussoni, elogiou a prefeitura por manter iniciativas focadas nos pequenos negócios, “um importante mecanismo para impulsionar a economia da cidade, principalmente nesse período de pandemia”. O secretário de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar, Francisco Favoto, ressaltou que “fortalecer as pequenas empresas é uma forma de fortalecer a própria cidade”. 

Participaram da solenidade os secretários municipais Tania Regina Periotto (Secretaria de Educação), Clóvis Augusto de Melo (Gestão de Pessoas), Douglas Galvão (Procuradoria Geral), o vereador Mário Verri representando o Legislativo, Júlio Damasceno (reitor da UEM), Mohamad Ali Awada Sobrinho (vice-presidente da Acim), Fernando Hortêncio (diretor da Micromar), Glicério Rampazzo (diretor do Sescap), membros da Unicesumar, do Codem, associações, sindicatos, da Associação dos Microempreendedores Individuais e dos Pequenos Negócios da Região Metropolitana de Maringá (Ampec), entre outros.

Nenhum comentário