Últimas Notícias

Flávio Mantovani quer proibir fogos de artifício barulhentos em Maringá

 


O vereador Flávio Mantovani (REDE), conhecido por defender a causa animal, protocolou e apresentou na primeira sessão ordinária na Câmara Municipal de Maringá, nesta terça-feira, 2, projeto em regime de urgência que proíbe o cidadão de soltar fogos de artifício barulhentos no município.

Flávio planeja estipular R$ 2 mil reais em multa para pessoa física e R$ 5 mil reais para pessoa jurídica que soltar fogos barulhentos na cidade, inclusive com previsão de multa em dobro e suspensão do alvará para o infrator que for reincidente. O valor da multa será discutido na casa legislativa durante a votação do projeto que poderá passar por emendas.

O vereador alega que soltar fogos de artifício com estampido causa sofrimento aos animais domésticos.

NÃO É A PRIMEIRA VEZ

O projeto já foi apresentado na legislatura passada, porém na ocasião apenas o poder público ficou proibido de soltar fogos de artifício barulhentos.

Se o projeto for aprovado, nenhum cidadão poderá soltar fogos com estampidos em Maringá, inclusive nem os torcedores das várias torcidas organizadas espalhadas pelos bairros da cidade.

A venda não pode ser proibida por LEI Municipal, com a aprovação do projeto a prefeitura terá muito trabalho para fiscalizar os cidadãos que descumprirem a lei.

 PROJETO SEMELHANTE

A Câmara Municipal de Maringá aprovou em maio de 2019 projeto do vereador William Gentil, pedindo ao prefeito de Maringá para que fiscalize motos com escapamentos irregulares, principalmente os barulhentos. O projeto entrou em vigor, porém a Secretaria Mobilidade Urbana – SEMOB encontrou dificuldades para fiscalizar os infratores.

CRÍTICAS NAS REDES SOCIAIS

Internautas criticaram o projeto, segundo relatos além da dificuldade na fiscalização, principalmente quando se trata de comemoração esportiva, não existe lei para casa que possuem vários cachorros latindo. “Será que o vereador vai proibir que o cidadão tenha mais de um cachorro? O meu vizinho tem 8 cachorros que ficam latindo o tempo todo, comprei bomba, solto para fazer eles ficarem em silêncio” desabafa um internauta.

CONFIANTE

Flávio Mantovani está muito confiante, ele espera contar com os colegas vereadores para a aprovação do projeto e com a sanção do prefeito Ulisses Maia, com quem tem grande afinidade.

Nenhum comentário