Últimas Notícias

Boca Aberta protocola ofício pedindo 'votação aberta' no microfone para escolha do Presidente da Câmara dos Deputados

 

Deputado federal Emerson Miguel Petriv/Boca Aberta (PROS)

Publicado por: Repórter Jota Silva.

Em uma reunião no Congresso, Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu nesta segunda-feira (18), que a eleição para a escolha do novo presidente da Casa será presencial em 1º de fevereiro. Até o momento os votos serão secretos.

O deputado federal Emerson Miguel Petriv, também conhecido como Boca Aberta (PROS) protocolou Ofícionº 01/2021 enviado à Rodrigo Maia, requerendo realização da votação que escolherá o Presidente Câmara dos Deputados de forma aberta e transparente, ou seja, votação nominal aberta no microfone da casa possibilitando desta forma que os eleitores que confiaram nos deputados eleitos em seus respectivos estados possam ter conhecimento da escolha do seu parlamentar para a Presidência da Câmara.

O candidaturas estão confirmadas. Dois nomes são favoritos Baleia Rossi (MDB-SP), apoiado pelo atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e Arthur Lira (PP-AL), apoiado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). Luiza Erundina (PSOL)Alexandre Frota (PSDB-SP), André Janones (Avante-MG) e Marcel Van Hattem (Novo-RS), Capitão Augusto (PL-SP) e Fábio Ramalho (MDB-MG) também disputarão a presidência da casa.

Os 513 deputados devem escolher, além do presidente, duas vice-presidências, quatro secretarias da mesa diretora da Câmara, e quatro suplentes. A votação é decidida por maioria simples: para um candidato ser eleito, é preciso ter 50% + 1 dos votos - ou seja, 257 indicações. Caso nenhuma candidatura atinja essa quantidade, acontece um segundo turno com os dois candidatos mais votados.

Veja quem são os candidatos:

Baleia Rossi (MDB-SP)

Arthur Lira (PP-AL)

Luiza Erundina (PSOL)

Alexandre Frota (PSDB-SP)

André Janones (Avante-MG)

Marcel Van Hattem (Novo-RS)

Capitão Augusto (PL-SP)

Fábio Ramalho (MDB-MG)

Nenhum comentário