Últimas Notícias

Sanepar reajusta em 5,11% a tarifa de água e esgoto no Paraná para 2021

 


Sanepar informou que a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) aprovou, nesta terça-feira (29), o reajuste no índice tarifário anual de água e esgoto em 5,11% a partir de 5 de fevereiro.

O reajuste estava suspenso desde setembro. No fim de agosto, a Agepar tinha aprovado um aumento de 9,62%, que começaria a ser aplicada em outubro. Para reduzir o reajuste, excluiu-se provisoriamente a parcela do diferimento de valores reconhecidos referente à 1ª Revisão Tarifária Periódica de 2017. 

Também foi substituído o Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M) pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) na definição do índice de remuneração do capital e depreciação, por ser considerado mais adequado à realidade atual. 

 Após três suspensões de reajustes tarifários, como parte dos esforços de enfrentamento dos efeitos da pandemia de Covid-19 e da crise hídrica, foi homologado o índice de 5,11% para reajuste da tarifa cobrada pela companhia, com validade a partir de 5 de fevereiro de 2021. 

 A decisão também prevê a manutenção das políticas de tarifas diferenciadas para o Litoral, para as entidades de utilidade pública beneficentes, cadastradas pela Sanepar, assim como a política de Tarifa Social.

Nenhum comentário