Últimas Notícias

Deputado Delegado Jacovós cobra na ALEP mais agilidade e descentralização para exames do coronavírus


O deputado Delegado Jacovós questionou, na sessão plenária virtual desta segunda-feira (30), por qual razão os exames de coronavírus (por determinação da Secretaria de Estado da Saúde (SESA)) estão sendo centralizados em Curitiba, causando prejuízos ao real conhecimento do quadro real de infecção no Paraná.



Jacovós destacou que o LACEN de Londrina, na UEL, e o Lepac de Maringá, são competentes para fazerem o exame. O mesmo questionamento foi feito por outros deputados, entre eles, Tercílio Turini, Michele Caputo e Mara Lima.

Turini pediu a descentralização dos exames de coronavírus, com urgência e destacou que universidades estaduais têm estrutura para fazer testes, mas dependem de autorização da Secretaria de Saúde do Estado.

Jacovós esclareceu que está havendo gastos desnecessários neste aspecto, visto que, o dinheiro gasto com aeronaves para buscar os exames e levar a Curitiba, poderia ser usado, por exemplo, para comprar equipamentos de prevenção para os policiais civis e militares, citando o exemplo de escrivães, investigadores e delegados de Polícia, que em situação de flagrantes de criminosos, ficam ao lado de bandidos sem nenhum equipamento de proteção.

“Está demorando de 10 a 15 dias para sair o resultado do exame em Curitiba. O quadro real de hoje, não é o real. Enquanto em outros países o resultado sai em 15 minutos, aqui está demorando 15 dias”, comparou delegado Jacovós.

Nenhum comentário